Carnaval: pode viajar de biquíni, usar glitter ou flertar nos carros de apps? Veja as regras


Saiba o que é permitido e proibido na hora de utilizar os aplicativos de corrida. Além dos motoristas, passageiros também recebem notas e podem ter a conta desativada. Foliãs vão fantasiados de Uber para o carnaval de Olinda
Rafael Medeiros/G1
Na hora de se locomover durante o carnaval muita gente acaba optando pelos aplicativos de transporte. Mas, diante de tanto glitter, purpurinas e bebidas, a viagem precisa de alguns cuidados para evitar gastos extras ou até mesmo atitudes que podem levar à desativação da conta.
As empresas estabelecem regras que orientam o comportamento tanto dos passageiros, quanto dos motoristas. Sujar o carro e fazer sexo durante a viagem, por exemplo, não são de bom tom.
O g1 ouviu a Uber e a 99, que compartilharam dicas do que é permitido e proibido na hora de utilizar o aplicativo antes de embarcar para a folia, durante e depois da viagem.
CELULAR NO BLOCO: como cuidar do aparelho antes, durante e depois da folia (se der ruim)
Antes de embarcar
🎭 Fantasias, looks: Não há regras específicas para uso de biquínis, maiôs e passageiros sem camisa nos aplicativos Uber e 99, ambos seguem as legislações, ou seja, nos casos de passageiros nus podem ser considerados como atentado ao pudor.
🎊 Glitter e purpurina: Por mais que estejam em alta na folia, eles não precisam ficar no banco do carro. Então reforce o cuidado com os adereços que acabam deixando o veículo sujo, pois isso pode gerar cobrança para limpeza (veja abaixo outras situações).
🚘 É o carro certo? Em locais de concentração de foliões, é comum que muitas pessoas solicitem veículos ao mesmo tempo. Por isso, ao encontrar o motorista, verifique se as informações do carro e do destino batem com as que estão na ferramenta.
📍 Saia do meio da multidão? Tente se afastar da muvuca para facilitar o embarque. Além disso, certifique se está no endereço correto do que foi indicado no app. Utilize os recursos de mensagem ou ligação para combinar a exata localização fornecendo detalhes e referências do local.
📲 Compartilhe sua localização: compartilhe sua viagem para que outras pessoas de confiança acompanhem seu trajeto em tempo real e verifiquem quando você chegar ao seu destino.
Durante a viagem
🍺 Guarde sua bebida para a festa: nada de drinks e bebidas abertas durante a viagem. Então, se for beber, deixe para fazer antes ou depois de pegar o veículo de aplicativo.
🤢 Bebeu muito? Se estiver enjoado depois de tomar seus drinks peça para o motorista encostar o carro ou até mesmo utilize saquinhos. E, se o pior acontecer, uma taxa de limpeza poderá ser aplicada em viagens da Uber.
🧹 Se sujou? Os aplicativos de transporte ressarcem os motoristas que precisam lavar ou limpar seus carros depois de danos causados pelos passageiros. No caso da Uber, a taxa pode ser cobrada de quem solicitou o veículo e variar de R$ 50 a R$ 350, de acordo com a gravidade da sujeira. A 99 não tem taxa de limpeza, mas afirma que comportamentos que vão contra seus termos de uso podem levar até mesmo ao bloqueio do usuário.
⚠️ Cuidado com o carro: danificar o carro ou ter comportamentos considerados mal-educados, como bater a porta com força, por exemplo, podem pesar de forma negativa na hora da avaliação do passageiro.
👀 Cantadas, olhares insistentes ou contato físico: as experiências nos aplicativos devem ser de forma respeitosa.
É proibido manter contato físico com o motorista ou outros passageiros, assim como flertar ou fazer sexo dentro do veículo. Em casos mais graves, que envolvam violência, assédio sexual ou discriminação, a perda da conta é imediata.
🤔 Fazer o “esquenta” da festa no carro: as orientações das empresas prezam pelo bom senso e respeito. As plataformas sugerem, por exemplo, ser educado e respeitoso, não gritar ou falar alto ao telefone e sempre usar o cinto de segurança.
Também é proibido manter contato físico com o motorista ou outros passageiros, assim como flertar ou fazer sexo dentro do veículo.
🗣️ “Papear” com o motorista: não há problemas em conversar durante as viagens, mas evite toques e brincadeiras que possam ser mal interpretadas ou até causar acidentes.
Após o desembarque
😳 Esqueceu alguma coisa no carro? Se perdeu algo durante uma viagem pode pedir ajuda pelos próprios aplicativos ou sites das empresas.
🔴 Aconteceu algo inesperado? As denúncias podem ser feitas pelo apps ou sites das empresas relatando qualquer situação inconveniente.
🏡 Últimos detalhes: Ao chegar em casa, olhe novamente se não está esquecendo nada dentro do veículo e confirme no aplicativo que a viagem foi encerrada. Depois, é só descansar e se preparar para o próximo dia de carnaval.
VEJA OUTRAS DICAS:
Celular no bloco de carnaval: como cuidar do aparelho antes, durante e depois da folia (se der ruim)
Compras com cartão: golpes com troca de cartão e mudança de valor são fraudes mais comuns no carnaval
Veja apps de localização para não se perder nos blocos de carnaval
Celular no bloco de carnaval: como cuidar do aparelho antes e durante o bloco

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *