Luís Carlos Machado, o Escurinho, é um dos maiores ídolos da história do Internacional. O atacante foi revelado pelo Colorado em 1970 e permaneceu até 1977, tendo feito parte da geração vitoriosa que conquistou títulos nacionais e estaduais.
Escurinho ficou conhecido nacionalmente pela capacidade de cabeceio. O atleta chamava a atenção no movimento e levava perigo nos jogos do Internacional. Com isso, o atacante foi peça fundamental para os títulos do Colorado na década de 70.
Luís Carlos Machado fez parte das duas conquistas do Campeonato Brasileiro e teve o nome marcado para sempre na história do Inter. Logo depois de deixar o clube, em 1977, passou a rodar por vários times, como Palmeiras, Coritiba, Vitória e Bragantino.
Após a passagem histórica pelo Colorado, Escurinho jamais conseguiu repetir atuações tão relevantes quanto as que teve pelo clube. Apesar disso, o atacante teve sucesso pelo Palmeiras, onde disputou a final do Campeonato Brasileiro de 1978.
Anunciou a aposentadoria em 1987, após passagem pelo Avenida, do Rio Grande do Sul. Escurinho não é lembrado apenas pelos feitos dentro de campo, mas também pela postura fora dele. Os relatos de jogadores que atuaram com o mesmo é de que ele era importante para o ambiente.
Escurinho viveu complicações nos últimos anos
O atacante começou a viver um momento delicado em abril de 2009, quando teve de amputar a perna direita devido a complicações decorrentes de diabetes. Em 2011 teve o mesmo problema, dessa vez na perna esquerda.
Escurinho faleceu em 27 de setembro de 2011, no Hospital de Clínicas de Porto Alegre, vítima de uma parada cardíaca, aos 61 anos. O ídolo do Inter marcou história vestindo a camiseta do Clube do Povo e será lembrado para sempre nos corações colorados.