O Vasco estreia na Copa do Brasil nesta quinta-feira (23). O adversário é o Trem, do Amapá, e a partida é válida pela primeira fase do torneio. O jogo acontece no Estádio Mané Garrincha, em Brasília. Nesta etapa da competição, os times que tem a posição inferior no ranking nacional de clubes são os mandantes.
O jogo, que era previsto inicialmente para acontecer no estádio Milton de Souza Corrêa, o Zerão, precisou ser transferido. O motivo foi a falta de um laudo de segurança atualizado, exigido pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol) para a disputa de partidas em competições nacionais.
Caso o Gigante da Colina avance para a segunda fase, irá jogar em casa, contra o vencedor do confronto do Grupo 32 entre Tuntum-MA x ABC-RN. O time comandado por Maurício Barbieri enfrenta o Trem em partida única e, por ser visitante, joga pelo empate.
O Vasco vai em busca do segundo título da Copa do Brasil. A equipe venceu a competição em 2011 e enfrentou o Coritiba na final.
O Cruzmaltino vem de dois clássicos, com uma vitória e uma derrota, pelo Campeonato Carioca. O Gigante da Colina perdeu para o Fluminense por 2 a 0, no dia 12 de fevereiro, e venceu o Botafogo pelo mesmo placar no dia 16. O treinador Mauricio Barbieri avalia que o clube vive um bom momento e confia na classificação para a próxima fase.
“É uma competição singular das outras, com 14 jogos você pode ser campeão. Você não precisa de regularidade o ano todo, mas estar muito bem quando ela acontece. Até por isso é uma competição onde se consegue ver surpresas”, afirmou em entrevista à Vasco TV.
“Nossa expectativa é positiva, chegamos em bom momento para a estreia, apesar de ainda estarmos em reformulação (de elenco). Atenção total porque, ao mesmo tempo que podemos surpreender (na Copa do Brasil), também podemos ser surpreendidos”, completou.
O treinador terá alguns desfalques para a partida, são eles: Figueiredo, Gabriel Dias, Luca Orellano, Marlon Gomes, Riquelme e Robson.
Diferentemente do Vasco, que já disputou 10 jogos em 2023 (oito pelo Cariocão e dois amistosos), o Trem fará sua segunda partida no ano contra o Cruzmaltino. A fase do Trem não é a das melhores. O time do Amapá disputa poucas competições e, das últimas 10 partidas, a equipe não venceu nenhuma. No total foram cinco empates e cinco derrotas, além de 19 gols sofridos e nove gols marcados.
Na última partida, o Trem perdeu para o Humaitá, por 2 a 0. Com a derrota, o time do Amapá foi eliminado da Copa Verde.
FICHA TÉCNICA
Trem x Vasco
Data e hora: 23 de fevereiro, às 21h30
Local: Estádio Mané Garrincha, em Brasília (BSB)
Árbitro: Savio Pereira Sampaio
Assistentes: Leila Naiara Moreira da Cruz e Jose Reinaldo Nascimento Junior
PROVÁVEIS ESCALAÇÕES
Trem: Redson; Rafael Baiano, Igor João e Sousa; Doutor, João Carlos, Zé Lucas, Valker e Jardelandi; Aldair e Kaikinha. Técnico: Sandro Macapá.
Vasco: Léo Jardim (Ivan); Puma Rodríguez, Miranda, Léo, Lucas Piton; Rodrigo, Jair e Barros; Gabriel Pec, Alex Teixeira e Pedro Raul. Técnico: Mauricio Barbieri.
Relembre os maiores escândalos de manipulação da história do futebol