Trabalhadores receberam e-mail para que excluíssem aplicativo chinês de seus aparelhos. Bruxelas teme vazamento de dados. UE baniu uso do TikTok em dispositivos móveis de funcionários da Comissão Europeia, o braço executivo do bloco.
Dado Ruvic/Illustration/REUTERS
A União Europeia ordenou que todos os seus funcionários que tenham o TikTok instalado em seus celulares apaguem o aplicativo.
Um e-mail com a instrução foi enviado na manhã desta quinta-feira (23) a todos que trabalham para a Comissão Europeia – o braço executivo do bloco, onde ficam as funções administrativas.
A informação foi confirmada por um diretor do setor de tecnologia da informação da UE à imprensa europeia.
O objetivo, segundo o e-mail, é evitar o vazamento de dados confidenciais da Comissão Europeia e aumentar a segurança cibernética dentro das estruturas do bloco – os países europeus têm legislações rígidas para garantir a privacidade dos dados de seus cidadãos.
A proibição vem depois de o TikTok admitir que dados de usuários de todo o mundo podem ser acessados na sede do aplicativo, na China. Órgãos do governo federal e de governos regionais dos Estados Unidos também já baniram o uos de TikTok em celulares oficiais.