Fernando Alonso está “oficialmente” de volta! O espanhol garantiu o terceiro lugar no pódio no Grande Prêmio do Bahrein, que marcou o início da temporada de 2023 da Fórmula 1. O resultado é o melhor do piloto desde novembro de 2021, no Grande Prêmio do Catar.
Aos 41 anos, na Aston Martin pintada com o tradicional “british green”, o Rei das Astúrias mostrou que, apesar de ser o piloto mais velho do grid, ainda é um dos melhores. Desde 2018, quando deixou a categoria, quando era piloto da McLaren, e retornou em 2021, pela Alpine, o espanhol faturou apenas um pódio.
O retorno à Formula 1 em 2021, com a Alpine, era simbólico. A escuderia francesa chamou o piloto para fazer parte do “El Plan”, que era o plano de mudanças da antiga Renault para a Alpine.
Na Renault, Alonso teve sucesso e faturou o bicampeonato da categoria. Com a Alpine, foi diferente. Conquistou apenas um pódio, a 10ª colocação no Campeonato de Pilotos de 2021 e a 9ª em 2022.
A verdadeira volta nos duelos por vitória pode ser nesta temporada, em 2023, com a equipe britânica. Alonso decidiu assinar o contrato com os ingleses em 2022, por ter a oportunidade de ser mais competitivo. E, neste início de temporada, já conseguiu. Nos treinos do fim de semana da primeira etapa, dominou os treinos livres e fez uma boa qualificação.
Ao fim da corrida deste domingo (5), o piloto comemorou estar no pódio e disse não esperar ter um carro tão competitivo, que classificou como o “segundo melhor carro” do grid. “É maravilhoso o que a Aston Martin fez ao longo do inverno para ter o segundo melhor carro na primeira corrida. Isso é irreal”, vibrou.
O terceiro lugar na etapa de estreia pode ser ainda mais significativa ainda para o espanhol. Atualmente em sua vigésima temporada, ele estreou apenas quatro vezes no pódio. Em 2004 e 2005, ficou em terceiro lugar na Austrália. Em 2006 e 2010, venceu o Grande Prêmio do Bahrein. Alonso se tornou campeão em 2005, com o 3º lugar na estreia. O tricampeonato pode vir com o 3º lugar no Bahrein?
Os pilotos retornam para a pista no dia 19 de março, no Grande Prêmio da Arábia Saudita. O circuito de rua de Jeddah é conhecido como um dos mais difíceis do calendário. Em 2021, na primeira vez que o local recebeu uma etapa da Fórmula 1, Lewis Hamilton levou a vitória. No ano sgeuinte, Max Verstappen subiu no lugar mais alto do pódio árabe.
Com R$ 280 milhões por ano, bicampeão Verstappen tem maior salário da F 1; veja a lista completa