Ex-United larga aposentadoria para ajudar, na quinta diviso, clube onde foi descoberto por Ferguson :: ogol.com.br

É comum no futebol, que atletas em fim de carreira escolham os últimos passos no esporte com um olhar nostálgico. Ben Foster estava aposentado, mas aceitou o desafio de reforçar o Wrexham, da quinta divisão. Não é exagero dizer que foi no clube galês onde tudo começou para o goleiro.

Aos 39 anos, Foster teve como último clube o Watford, que disputava na temporada passada a Premier League. Com longa carreira, o arqueiro defendeu também o Stoke City, Birmingham, West Bromwich e o Manchester United.

Pelos Red Devils, o veterano venceu duas vezes o Campeonato Inglês e também fez parte do elenco que faturou o Mundial de Clubes de 2008. O ápice veio com a convocação para a Copa do Mundo de 2014, no Brasil. A seleção da Inglaterra foi eliminada logo na primeira fase, e Foster disputou o terceiro jogo da fase de grupos diante da Costa Rica.

Para chegar onde chegou, no entanto, Foster trilhou um caminho inesperado. Ainda no início de carreira, o goleiro pertencia ao Stoke City e, sem espaço, acabou cedido ao Wrexham, à época na terceira divisão. O acaso acabou por tornar esse empréstimo a oportunidade do goleiro alavancar a carreira.

‘Ajuda’ de peso

No Wrexham, à época na terceira divisão, Ben Foster ganhou minutos em campo e um inesperado olheiro acabou por o observar na EFL Trophy, uma Copa disputada apenas entre equipes da terceira e quarta divisão na Inglaterra.

Naquele ano, o plantel do Wrexham contava com Darren Ferguson no setor de ataque. O sobrenome é comum no Reino Unido, mas o pai desse atacante era simplesmente Sir Alex Ferguson, técnico do Manchester United.

A decisão da citada Copa da EFL opôs o Wrexham e o Southend United. O duelo acabou empatado no tempo normal e, na prorrogação, Juan Ugarte e o filho de Ferguson anotaram os gols da vitória que culminou no título pelo placar de 2 a 0. Foster não teve a meta vazada e chamou a atenção do comandante dos Red Devils.

“Se não fosse o Wrexham, eu não teria chegado ao United. Foi exatamente como começou. Foi estar no lugar certo, na hora certa. Lembro de olhar para o telão e ver Sir Alex. Duas ou três semanas depois, Darren me puxou de lado no treino e perguntou minha situação contratual com o Stoke. Eu disse que tinha mais um ano de acordo, mas que não queria voltar pois não iria jogar”, disse Foster em entrevista à imprensa britânica.

Depois da abordagem inicial, o filho de Alex Ferguson acabou por revelar suas reais intenções sobre o futuro de Foster. O interesse do treinador do United na jovem promessa do Wrexham era real, e o goleiro mal podia acreditar.

“Então Darren disse: “apenas continue fazendo seu trabalho, você está indo muito bem, mas sei que tem alguém observando e eles vão enviar um olheiro para te observar. E eu disse: “oh m****! Me lembro de voltar para contar e contar à minha namorada, agora minha esposa e mãe dos meus filhos. Eu aceitei o desafio e terminei a temporada da melhor forma possível”, relembrou Foster.

Quase duas décadas depois, Ben Foster está de volta realmente para onde tudo começou. Sem jogar há quase um ano, ele saiu da aposentadoria para uma ajuda de emergência ao Wrexham. O goleiro titular Rob Lainton, se lesionou e, com isso, o clube foi à procura de uma cara conhecida. O ciclo está completo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *