O Corinthians estreará na Libertadores nesta quinta-feira (06), às 19h, contra o Liverpool (URU), no estádio Centenário. Caso queira olhar apenas para o retrospecto do clube contra uruguaios apenas na Libertadores, o clube do Parque São Jorge não têm grandes motivos para ficar preocupado.
O confronto com o Liverpool será o 13° do Corinthians contra uruguaios na história da Libertadores. Antes disso, o clube do Parque São Jorge já venceu outros sete confrontos e empatou outros cinco, sem nenhuma derrota, o que te dá um aproveitamento de 72,2%. Além disso, marcou 26 gols e sofreu apenas nove.
Alguns confrontos contra uruguaios estão marcados eternamente na cabeça dos corinthianos. Em 2003, o clube do Parque São Jorge venceu o Fénix por 6×1, com dois gols de Gil, dois de Liédson, um de Luciano e outro marcado por Leandro. O embate até hoje é uma das maiores goleadas do Timão na história da Libertadores.
Em 2010, o clube do Parque São Jorge estreou na Libertadores contra o Racing. Além de ter vencido por 2×1, a partida marca o retorno de Ronaldo Fenômeno à disputar uma competição continental na América do Sul, após cerca de 16 anos longe. Neste ano, o Corinthians conquistou a sua melhor campanha na história da fase de grupos, com 16 pontos conquistados.
No entanto, apesar de nunca ter sido derrotado, o Corinthians também sofreu nas mãos de uruguaios. Em 2016, o clube do Parque São Jorge foi eliminado para o Nacional nas oitavas de final da Libertadores. Após empate de 0x0 no Centenário, as equipes terminaram igualadas novamente na Neo Química Arena, porém em 2×2, o que deu a classificação aos uruguaios.
Agora, o clube do Parque São Jorge terá pela frente o Liverpool, nesta quinta-feira (06), às 19h, no estádio Centenário.