A Série B do Campeonato Brasileiro de 2022, trouxe de volta à elite grandes clubes e grandes rivalidades do futebol brasileiro, incluindo o acesso para Cruzeiro, Bahia, Vasco da Gama e Grêmio. Assim, ainda proporciona o reencontro entre torcidas aliadas, já que no dia 15 de abril, a equipe carioca viaja para encarar o Atlético-MG no Mineirão, pela rodada inicial do Brasileirão.
O clube mineiro terá um longo calendário para a temporada de 2023, e antes de encarar seu primeiro desafio pelo Campeonato Brasileiro, ainda enfrenta três diferentes campeonatos. O Galo encara o Libertad, na quinta-feira (6), atua pela decisão da final do Campeonato Mineiro, contra o América, no domingo (9), e terá o primeiro duelo pela Copa do Brasil, contra o Brasil de Pelotas, na quarta-feira (12).
Enquanto isso, o Vasco vive fase de testes e adaptação à nova realidade, e ainda terá 11 dias de preparação antes da estreia no Campeonato Brasileiro, contra o Atlético-MG. Para chegar com força máxima, ainda realizará no próximo sábado (8), mais um jogo-treino, desta vez contra a Portuguesa-RJ, em local e horário ainda a serem compartilhados ao torcedor.
Atlético-MG busca temporada de títulos em 2023
O Atlético enfrenta grandes desafios desde o início da temporada, alcançando a fase de grupos da Copa Libertadores da América, após derrotar Carabobo e Millonarios ainda na etapa preliminar, garantindo a vaga na final do Campeonato Mineiro, diante da melhor campanha por pontos. Em geral, a equipe pretende acompanhar a energia do técnico Eduardo Coudet, para deixar a temporada de 2022 para trás.
Ao comando de Antonio Mohamed e Cuca, o Galo conquistou números decepcionantes no ano anterior, permanecendo apenas na sétima posição ao final do Brasileirão. Pela Libertadores, o clube mineiro foi eliminado nas quartas de final, enquanto na Copa do Brasil, deixou a competição ainda nas oitavas de final, para o campeão, o Flamengo.