O Corinthians superou o Real Madrid, da Espanha, em pesquisa realizada pela Quaest, empresa de pesquisa e consultoria, encomendada pela CNN Brasil e Rádio Itatiaia. De acordo com os dados divulgados, o Real Madrid, além de ser o clube estrangeiro de maior torcida no Brasil, com 13% da preferência, só perde para Corinthians e Flamengo.
O clube europeu, por sua vez, conseguiu superar o seu rival Barcelona e o PSG na pesquisa. Ainda que o time parisiense tenha Neymar, Messi e Mbappe no elenco, a presença dos craques não foi suficiente para abalar o Real Madrid, atual campeão da Champions League.
Conforme a pesquisa da Quaest, o Real Madrid supera o Palmeiras (9%), que está em terceiro lugar na classificação de maiores torcidas do Brasil. O time espanhol fica apenas atrás de Flamengo (24%) e Corinthians (18%), primeiro e segundo colocados, respectivamente, do ranking nacional.
“Esta é a maior e mais abrangente pesquisa de futebol que já foi feita no Brasil. Sem dúvida, um marco, pois não se restringiu apenas a tamanho de torcida, mas entrou em áreas como rivalidade, costumes dos torcedores, relação com times do exterior e até mesmo consumo, ao tratar das questões de sócios e compra de camisas”, afirmou Felipe Nunes, diretor da Quaest Consultoria e Pesquisa.
“O desempenho esportivo conta, mas Real Madrid e Barcelona foram e são casa de muitas estrelas brasileiras. Isso cria uma identidade maior com esses clubes, que têm números significativos na preferência do nosso torcedor quando se trata de um time no exterior”, disse o dirigente.
Veja a torcida dos estrangeiros na pesquisa:
Real Madrid – 13% dos entrevistados;
Barcelona – 9% dos entrevistados;
PSG – 5% dos entrevistados;
Bayern de Munique, Manchester United e Chelsea – 1% dos entrevistados;
Outros clubes – 1% dos entrevistados.