Em 2017, por intermédio de Neymar, ele esteve perto de ser contratado pelo Barcelona. Ainda que a negociação tenha fracassado, Lucas Lima se consolidou como um importante jogador do futebol brasileiro naquela época, presente até em algumas convocações da seleção brasileira. Agora, aos 32 anos, ele acerta o seu retorno ao Santos, clube em que desfrutou da sua melhor fase individual.
Ele chega à Baixada Santista após o término do seu contrato com o Palmeiras, time no qual conquistou os principais títulos de sua carreira, incluindo um Brasileirão, uma Copa do Brasil e duas Libertadores. Ainda sem ter jogado no ano de 2023, Lucas Lima assina com o Peixe um contrato de produtividade até o final do Paulistão, cujo salário gira em torno de R$ 100 mil e que poderá ser renovado caso o seu desempenho agrade torcedores e diretoria.
Teve que pedir desculpas à torcida
Nas últimas temporadas, a rivalidade entre Santos e Palmeiras tem sido acirrada em função das diversas ocasiões nas quais os dois clubes se enfrentaram. Começou em 2015, na final do Campeonato Paulista, e se estendeu até 2020, na final da Libertadores. Enquanto esteve no Santos, Lucas Lima foi um dos atletas que mais alimentava essa rivalidade e provocava a torcida palmeirense.
Por isso, a sua saída para o Verdão, em 2018, causou enorme surpresa. Para acalmar os ânimos de parte da torcida santista, que demonstrou muita insatisfação com o seu retorno, o meia teve que apagar todas as suas fotos das redes sociais e gravar um vídeo em que pede desculpas pelas mágoas que tenha causado.