Apesar de ter caído na sombra de seu rival PSG nos últimos anos, o Monaco viveu recentemente uma das melhores temporadas de sua história. Em 2016-17, a equipe treinada pelo português Leonardo Jardim conquistou o Campeonato Francês e chegou à semifinal da Champions League.
O elenco daquele time contava com algumas das atuais estrelas do futebol mundial. Mbappé, que hoje é astro na equipe rival, ainda era uma jovem promessa na época. Promovido por Jardim ao time profissional, o francês já demonstrava resquícios de que seria um dos grandes craques do futebol mundial.
No entanto, as estrelas da equipe eram outros atletas: Bernardo Silva, hoje no Manchester City, era quem regia o meio de campo da equipe. O brasileiro Fabinho, hoje no Liverpool, ainda atuava como lateral direito, e conquistou o posto de “defensor-artilheiro” com nove gols na temporada.
O jogador que era considerado o “craque” do time de Jardim era o colombiano Radamel Falcão. O atacante anotou 30 gols em 43 partidas pela equipe francesa, se colocando como um dos grandes centroavantes do futebol mundial na época.
O elenco também contava com os brasileiros Jemerson, Jorge e Gabriel Boschilia. Outros nomes de destaque da equipe eram: Sidibé, Benjamin Mendy, João Moutinho e Thomas Lemar.
Na Ligue 1, o Monaco foi campeão de maneira isolada, somando 95 pontos conta 87 do segundo colocado, o PSG. Na Champions, a equipe foi eliminada nas semifinais pela Juventus. Na Copa da França e na Copa da Liga, o Monaco foi derrotado duas vezes pelo Paris Saint-Germain.