Bastante aguardado pelos fãs de RPG, Baldur’s Gate 3 chegou às lojas ontem (3) para PC e chega em setembro para PS5, ficando de fora do Xbox. O motivo? Segundo os desenvolvedores, o atraso no lançamento dos consoles da Microsoft se daria por conta das limitações do popular Xbox Series S.
Calma, se você tem um Xbox Series X ou S, pode ficar tranquilo: o jogo deve chegar aos consoles da Microsoft no futuro. Mas antes disso é necessário esperar: os desenvolvedores do RPG estão trabalhando para entregar a mesma experiência de gameplay nos dois consoles — algo que parece vir sendo uma dor de cabeça e tanto.
Baldur’s Game fica de fora do Xbox no lançamento
Não é novidade que vários desenvolvedores não são fãs do console mais acessível da Microsoft. Para torná-lo mais barato e, consequentemente, alcançar um público maior, a empresa abriu mão de poder gráfico, com o Series S sendo bem menos poderoso do que o Series X e o PS5, por exemplo.
E foi justamente este corte o causador de diversas discussões nos bastidores e às vezes até mesmo em público, nas redes sociais. Muitos desenvolvedores criticam o Series S, apontando o console de entrada como o vilão da geração. Chamado até mesmo de “batata” em algumas ocasiões, a versão mais básica da linha Xbox Series estaria impedindo que jogos desta geração alcancem seus verdadeiros potenciais.
O motivo disso seria uma exigência de paridade de recursos por parte da Microsoft, que requer que todos os lançamentos funcionem igualmente no Series X e no Series S.
Series S seria causa do atraso de Baldur’s Gate 3 no Xbox
Uma das grandes novidades de Baldur’s Gate 3 é a possibilidade de entrar e sair do modo cooperativo sem a interrupção da gameplay, permitindo que o jogo simplesmente mude para o modo de tela dividida imediatamente. Enquanto a nova funcionalidade ficou redondinha no PS5 e no Series X, o mesmo não aconteceu no Xbox Series S.
Com a exigência da Microsoft de paridade de funções, seria impossível lançar o RPG nos consoles Xbox ao mesmo tempo que nas demais plataformas. Afinal, como o Xbox Series S não é tão potente quanto seu irmão maior, a equipe da Larian Studios precisará de mais tempo para otimizar o game para o console.
Far from being exclusive, we have no exclusivity deal that prevents us from launching on Xbox. The issue is a technical hurdle. We cannot remove the split-screen feature because we are obliged to launch with feature parity, and so continue to try and make it work.
— Very AFK (@Cromwelp) July 31, 2023
Para ter mais tempo de trabalhar em correções e adaptações que permitam ao recurso funcionar também no XSS, a Larian, produtora de BG3, afirmou ter optado por adiar o lançamento de Baldur’s Gate 3 no Xbox para 2024. Assim, seu time de desenvolvimento teria mais tempo para bolar as gambiarras necessárias para fazer a tela dividida funcionar também no Series S.
O estúdio não quer lançar o jogo com um recurso importante faltando no Xbox Series S.
Em entrevista ao Eurogamer, Swen Vincke falou um pouco sobre a situação. O chefão da Larian explicou como jogos multiplayer funcionam, com o software exigindo cada vez mais processamento do hardware conforme mais jogadores participam da mesma sessão. E a coisa piora quando cada um deles executa uma ação diferente, incluindo o uso de magias que causam vários efeitos diferentes, como em BG3.
Vincke disse ao site que o Xbox Series S não deu conta do recado como os demais consoles e que a decisão de adiar o lançamento no Xbox não foi baseada apenas na exigência da Microsoft. Segundo ele, o estúdio não queria lançar Baldur’s Gate 3 no Xbox Series S com um recurso importante faltando. Assim, a Larian optou por trabalhar um pouco na versão de BG3 para o Xbox, mirando no lançamento do título para as plataformas da MS no ano que vem.
Funcionário da Remedy entra na discussão
Com o anúncio de que Baldur’s Gate 3 teria de ser adiado no Xbox por causa do Series S, um funcionário da Remedy Entertainment, empresa por trás de títulos como Control e Quantum Break, comentou a situação no Twitter.
I feel Larian’s pain on Series S. Its not about “just optimize at the end” LOL. Naaah. You have to take into account the technical limitations from the beginning of development. Nobody really wants to think of that when you start making your game, when everything is possible
— Thomas Puha (@RiotRMD) August 2, 2023
Na rede social, Thomas Puha, o diretor de comunicações da Remedy tentou entrar em mais detalhes sobre o processo de criação dos jogos. Segundo ele, não se trata de simplesmente desenvolver tudo e depois otimizar para cada plataforma. Ele explica que é preciso levar todas as limitações técnicas da plataforma mais fraca desde o princípio, algo que nenhum desenvolvedor que fazer quando há outras máquinas muito mais potentes oferecendo todo tipo de possibilidade.
Mas não há muito o que os estúdios possam fazer se quiserem lançar seus jogos também no Xbox: é preciso que seus títulos rodem exatamente com as mesmas funcionalidades no Series X e no Series S. Obviamente, uma outra coisa acaba saindo diferente entre os dois consoles, mas somente no que diz respeito à qualidade visual. Já em relação a recursos, a paridade é um requisito obrigatório, principalmente quando o Series S é de suma importância para a estratégia atual da Microsoft.
Embora menos potente, o Xbox Series S é mais barato e vem conquistando cada vez mais jogadoresFonte: GettyImages
Em um documento vazado recentemente, a Microsoft apontou que quase metade dos jogadores do Series S são novos no ecossistema da empresa, então obviamente o console de entrada é importantíssimo para os planos da gigante da tecnologia. Uma vez conquistado este novo público, não faz sentido tomar decisões que possam levar à perda destes novos jogadores do Xbox.
A boa notícia para os desenvolvedores é que a Microsoft parece vir buscando soluções para ajudar os estúdios a alcançar melhores resultados no console. No ano passado, a empresa revelou ter feito alterações nos kits de desenvolvimento para dar aos devs maior controle sobre a memória RAM do Xbox Series S, potencialmente permitindo a correção de possíveis gargalos.
Baldur’s Gate 3 já está disponível para PC via Steam, GOG e GeForce Now, com lançamento marcado para PS5 no dia 6 de setembro deste ano. No Xbox, o jogo deve chegar somente em 2024.