WhatsApp apostou em 'grupos gigantes' em 2023; relembre recursos liberados pelo app


Aplicativo era conhecido por conversas com duas pessoas ou, no máximo, em grupos de 256 participantes. Este ano, no entanto, a plataforma apostou em recursos que reúnem milhares de pessoas, como o Canais e o Comunidades. WhatsApp
Dimitri Karastelev/Unsplash
O WhatsApp se tornou popular como um aplicativo de mensagens privadas, voltado para interações entre duas pessoas ou, no limite, entre 256 participantes em grupos. Isso mudou em 2023: o serviço lançou recursos que o aproximaram de uma plataforma de conversas públicas.
Em janeiro, o WhatsApp liberou o Comunidades, que centraliza grupos em um só espaço e permite disparar mensagens para até 5 mil pessoas. Depois, em setembro, foi a vez do Canais, com o qual é possível enviar avisos para um número ilimitado de usuários.
O app da Meta, que também é dona do Facebook e do Instagram, anunciou ainda a funcionalidade de editar mensagens, usar uma conta em até 4 celulares simultaneamente, silenciar ligações de desconhecidos, fixar mensagens e mais.
Confira abaixo as principais recursos lançados pelo WhatsApp em 2023.
📢 Canais
g1 está nos Canais do WhatsApp; veja como participar
O Canais é um dos principais recursos anunciados pelo WhatsApp em 2023. Ele permite que pessoas e empresas enviem mensagens para um número ilimitado de usuários em uma espécie de grupo, algo semelhante ao que o Telegram já oferecia.
Os canais aparecem na nova aba “Atualizações”, que, antes, se chamava “Status”. Ali, além dos stories, é possível encontrar canais novos, mais ativos e os mais populares.
Participe do canal do g1 no WhatsApp
Como a ideia é que os canais sejam usadas para conversas públicas, esses espaços não contam com a criptografia de ponta a ponta que existe nas conversas individuais e em grupos de WhatsApp.
Veja abaixo como entrar em um canal do WhatsApp:
Na tela inicial, toque em “Atualizações”;
Ao lado de “Canais”, toque em “+”;
Selecione “Encontrar canais”;
Clique no ícone da lupa e digite o nome de um canal.
👨‍👩‍👧‍👦 Comunidades
Logo no início do ano, o WhatsApp começou a liberar no Brasil as Comunidades, função que permite organizar vários grupos em estruturas maiores e enviar mensagens para até 5 mil pessoas.
O objetivo é reunir até 50 grupos sob um mesmo guarda-chuva, com limite para abrigar até 5 mil pessoas em uma comunidade.
A ferramenta foi apresentada ainda em 2022, mas demorou alguns meses para chegar ao país devido às eleições daquele ano. Na tentativa de combater a desinformação, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) firmou um acordo para evitar mudanças significativas na plataforma antes da votação.
WhatsApp Comunidades: entenda como funciona o novo recurso
🔏 Conversas com senha ou biometria
Em maio, o WhatsApp lançou um recurso que permite proteger conversas. A nova ferramenta permite ocultar um chat da tela inicial do WhatsApp, que é “transferido” para uma pasta segura, chamada “Conversas protegidas”.
As conversas nessa pasta só podem ser acessadas ao digitar a senha ou inserir a biometria (facial ou impressão digital) cadastradas no seu dispositivo.
Depois, o mensageiro anunciou que é possível esconder a pasta “Conversas protegidas” da tela inicial e só mostrá-la ao digitar um código secreto na busca. Veja como usar:
Abra o WhatsApp e toque no nome de um contato ou grupo;
Selecione a opção de bloqueio para proteger as conversas;
Para revelar os chats ocultos, deslize a lista de conversas para baixo;
Insira a senha ou a biometria.
WhatsApp ganha recurso para proteger conversas específicas
Divulgação/WhatsApp
✍️ Edição de mensagens
Outra função muito aguardada pelos usuários de WhatsApp era a de edição de mensagens — ela foi disponibilizada oficialmente em maio.
A opção de editar fica disponível até 15 minutos depois do envio da mensagem. Quando o recurso é usado, o aplicativo passa a mostrar a palavra “editada” ao lado da mensagem. Veja como fazer:
Toque e segure sobre a mensagem que você enviou;
Toque em “Editar” – no Android, é preciso clicar primeiro em ⁝ (ícone de três pontos no topo da tela);
Escreva a sua nova mensagem e selecione o botão de “Enviar”.
Opção de editar mensagem no WhatsApp
Divulgação/WhatsApp
📱 Conta em até 4 celulares
O WhatsApp liberou o uso de uma conta em até quatro celulares ao mesmo tempo. O recurso faz com que os aparelhos se conectem de forma independente à conta.
Mesmo com a mudança, as mensagens seguem protegidas com criptografia de ponta a ponta. E, por segurança, caso o aparelho principal fique inativo por muito tempo, os dispositivos secundários são desconectados automaticamente.
Outros recursos lançados em 2023:
✔️ Controle sobre quem pode entrar em grupos: administradores tem mais controle para liberar ou vetar a entrada de participantes em grupos.
🤫 Silenciar ligações de desconhecidos: usuários podem configurar o aplicativo para ele recusar automaticamente chamadas de números desconhecidos.
📌 Fixar mensagens em chats: já presente no Telegram, o recurso permite destacar uma informação importante em grupos ou chats individuais.
📂 Salvar mensagens temporárias para sempre: o recurso permite guardar trechos importantes de conversas quando a opção de mensagens temporárias estiver ativada e, assim, evitar que elas sejam apagadas depois de 24 horas, 7 dias ou 90 dias.
🎥 Mensagens de vídeo instantâneas: alternativa aos áudios, o recurso permite compartilhar vídeos curtos de até 60 segundos diretamente nas conversas.
Mensagens de vídeo do WhatsApp
Divulgação/WhatsApp
🗣️ Mensagens de voz de reprodução única: como acontece com fotos que só podem ser visualizadas uma vez, o novo recurso limita a reprodução de áudios pelo destinatário.
📞 Mudanças em chamadas: o WhatsApp liberou o compartilhamento de tela durante chamadas de vídeo e, no Windows, aumentou o limite de participantes nas ligações.
🖼️ Imagens em HD: o aplicativo passou a permitir o envio de fotos em alta definição, e não apenas na “qualidade padrão”.
WhatsApp liberou pagamento para empresas
WhatsApp libera o pagamento para empresas dentro do aplicativo
WhatsApp melhorou proteção contra roubo de conta
WhatsApp libera nova proteção contra roubo de conta; veja como funciona

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *