Gerenciar os dados do WhatsApp, apagar aplicativos desnecessários e enviar fotos e vídeos para a nuvem estão entre as medidas mais importantes para manter o telefone em funcionamento. Pessoa usando celular
Pongsawat Pasom/Unsplash
O bom funcionamento do seu celular depende de uma série de fatores, incluindo quanto espaço está disponível no aparelho para novos aplicativos e arquivos, por exemplo.
Há algumas medidas que podem ser tomadas para garantir mais espaço no smartphone. Ficar de olho no armazenamento ajuda a evitar as situações que te impedem de usar o dispositivo em momentos importantes.
E, apesar de muitas vezes serem vistos como sinônimos, armazenamento e memória não são a mesma coisa: o primeiro é usado para guardar dados de forma permanente, enquanto o segundo é ligado à RAM (sigla em inglês para “memória de acesso aleatório”), voltada para dados temporários.
Confira abaixo 3 formas de liberar espaço de armazenamento no seu celular.
1) Verifique arquivos do WhatsApp
O WhatsApp é um dos maiores inimigos do armazenamento do celular. A troca diária de material pelo aplicativo faz muitos arquivos de mídia ficarem salvos por muito tempo e, consequentemente, serem esquecidos.
São fotos, vídeos, GIFs, documentos, arquivos de áudio e outros conteúdos que “roubam” o espaço de armazenamento de forma silenciosa, muitas vezes sem que você perceba.
Por sorte, uma das medidas mais eficientes para evitar esse problema é bastante fácil e rápida.
“O usuário deve configurar o WhatsApp para impedir que o aplicativo faça uma cópia automática de tudo o que recebe. Dessa forma, o espaço não fica sobrecarregado”, explicou ao g1 o engenheiro Guilherme Susteras, membro sênior do Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE).
Para fazer isso, é preciso ir até “Configurações” e selecionar “Armazenamento e dados”. Depois, em “Baixar mídia automaticamente”, é possível controlar como arquivos serão baixados ao usar a rede móvel, o Wi-Fi ou roaming – o ideal é desativar o download automático em todos os casos.
Depois disso, fotos, áudios, vídeos e documentos que chegaram em conversas do WhatsApp serão exibidos inicialmente como uma imagem borrada e você poderá ter o controle de quando realmente quer baixar esses arquivos.
Saiba quais são as medidas necessárias para economizar a bateria do celular
WhatsApp
Reuters/Thomas White
2) Exclua aplicativos desnecessários
“Os apps tomam um grande espaço, por isso não é recomendável mantê-los caso não sejam usados com frequência”, diz Susteras.
No Android e no iOS, é possível remover aplicativos rapidamente, ao clicar e manter o toque sobre o ícone na tela. Também é possível ir até a área de armazenamento nas configurações do aparelho e verificar quais apps ocupam mais espaço para excluir os que você não usa tanto.
Outra alternativa é adotar os aplicativos Lite, versões mais simples de aplicativos que ocupam menos espaço. Plataformas como Instagram, Facebook, TikTok e Uber são algumas das que oferecem apps Lite.
Para encontrá-los, basta visitar a loja de aplicativos do seu sistema operacional, digitar o nome do app e inserir os termos “Lite” ou “Go”.
Instagram Lite é uma versão simplificada do app para Android.
Divulgação/Instagram
3) Envie arquivos para a nuvem
Fotos, vídeos, arquivos de áudio ou documentos também ocupam muito espaço. Para economizá-lo, é importante não manter no aparelho informações desnecessárias ou que você usa raramente.
“É comum pessoas guardarem imagens de capturas de tela ou fotos de recibos. Em boa parte das vezes, é conteúdo que pode ser apagado. Mas se quiser guardá-los mesmo, melhor mandá-los para a nuvem, também”.
O Android tem o Google Drive e o Google Fotos como padrão, enquanto o iPhone oferece o iCloud – nos dois casos, é possível escolher outros serviços de armazenamento em nuvem.
Mas, em geral, para enviar algo para a nuvem, é preciso selecionar o arquivo, clicar em “Compartilhar” e escolher o serviço desejado. Após garantir que eles estão salvos na nuvem, você pode apagá-los do celular.
Enviar conteúdo para a nuvem é uma boa maneira de preservar o armazenamento do seu celular.
Reprodução/EPTV