Elizabeth Bagley foi nomeada a nova embaixadora americana no Brasil na segunda-feira (9). Durante o juramento, a vice-presidente Kamala Harris destacou que o governo Biden “está ansioso para ver” o trabalho da nova embaixadora, uma diplomata veterana que já serviu como embaixadora dos EUA em Portugal de 1994 a 1997. Ela foi indicada em janeiro do ano passado pelo presidente Joe Biden e vai substituir Todd Chapman, que deixou o cargo em julho de 2021.
Bagley, de 70 anos, tem 20 anos de experiência no Departamento de Estado (o equivalente, nos EUA, ao órgão que no Brasil seria o Ministério de Relações Exteriores). Ela atuou como assistente no acordo de Camp David, que estabeleceu a paz entre Israel e o Egito.
Elizabeth ainda foi assessora dos ex-secretários de Estado Madeleine Albright, Hillary Clinton e John Kerry. Também serviu como embaixadora dos Estados Unidos em Portugal durante o governo Clinton. A nova embaixadora é advogada especializada em direito comercial e internacional.
Segundo uma reportagem do Wall Street Journal, Bagley doou dinheiro ao Partido Democrata ao longo da vida.
No evento da segunda-feira (9), Kamala Harris expressou apoio ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “Sejamos claros. Este foi um ataque óbvio e claro ao processo democrático”, disse Harris durante a cerimônia em Washington.
“Eu disse à embaixadora Bagley que tenho muita confiança na capacidade de representar os Estados Unidos e de fornecer ao presidente Lula tudo o que necessitamos no que se refere ao trabalho que faremos juntos como aliados”, acrescentou.