Gustavo Russo, patrocinado pela Yzzy, número 34 do ranking mundial, conquistou, neste domingo, o título do ITF BT 200 do Guarujá (SP), evento com premiação de US$ 15 mil e valiosos pontos no ranking mundial da Federação Internacional de Tênis.
O jovem de 21 anos, que pertence ao time Juca Beach Tennis, e seu parceiro, o paranaense Giovani Cariani, derrubaram nada mais nada menos que a melhor dupla do mundo e campeões mundiais, o italiano Michelle Cappelletti e o espanhol Antomi Ramos por 3/6 6/4 10/8 em uma virada espetacular. A dupla dos brasileiros perdia por 6/3 4/0, mas fizeram seis games seguidos no segundo set e venceram um emocionante match tie-break com o apoio da torcida que lotou a quadra central na Praia da Enseada.
Os dois tiveram uma campanha histórica superando na semifinal a dupla cabeça de chave 3 formada pelos brasileiros Allan Oliveira, 8º do mundo, e Vinicius Font, por 6/4 4/1 e retirada. Eles haviam batido nas oitavas os cabeças de chave 2, o italiano Mattia Spoto e o francês Nicolas Gianotti, ambos no terceiro lugar do ranking.
“Esse título vai ficar marcado na minha história, meu primeiro título de BT200, uma sensação que no momento não consigo descrever, talvez a ficha demore um pouco para cair, mas estou feliz demais. Gostaria de agradecer ao meu parceiro Giovanni Cariani que foi gigante e estava comigo batalhando até o fim de cada partida, a energia da quadra central foi algo que nos reergueu e com certeza nos ajudou muito a conquistar essa vitória. Agora é voltar pra casa e treinar mais para seguir com uma boa temporada”, comemorou Russo.
A campanha vai colocar Russo perto dos 20 melhores do mundo superando o melhor ranking que foi o 25º lugar em maio do ano passado.
Rafaella Brizotti